Seção de artigos científicos da Associação Odontológica do Norte do Paraná

09/10/2011 14:55

 

A seção de artigos científicos da Associação Odontológica do Norte do Paraná é uma revista eletrônica de periodicidade semestral, tem como objetivo publicar artigos científicos originais, revisões científicas, relatos de casos clínicos, apresentações de técnicas, divulgações de interesse sobre o ensino de graduação e pós-graduação em endododontia, e é voltada ao público acadêmico assim como aos profissionais da área de endodontia. As normas para publicação são:

 

  1. O artigo, o resumo e o abstract deverão ser enviados em CD-ROM (formatos bmp ou jpg) em boa resolução (mínimo 300 dpi), com duas cópias impressas, acompanhadas de ofício ao editor da Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino Online para o seguinte endereço: 

    Associação Odontológica do Norte do Paraná (AONP) 
    Rua Pará, 1531 - sala 103 (provisório)
    86020-400 Londrina-PR

    Todos os artigos devem ser enviados, registrados. Para manter o periódico de acordo com seus prazos de publicação, estabelecemos o limite mínimo de 90 dias de antecedência para que o artigo se aprovado, seja publicado no próximo número da revista.

  2. Sendo aprovado, o artigo não poderá ter apresentação simultânea em outra revista, ou quaisquer outras publicações, sejam nacionais ou internacionais.

  3. Respeitamos a liberdade de manifestação científica dos autores, dos artigos editados, publicando na íntegra os originais que são entregues. Porém, os conceitos e opiniões emitidos pelos autores em seus artigos são de inteira responsabilidade dos mesmos.

  4. Ao artigo recebido será atribuído um número de identificação e será submetido à apreciação do Conselho Editorial que dará parecer: aceito para publicação, não aceito para publicação, ou ainda, poderá sugerir alterações aos autores. Realizadas as alterações, o artigo poderá ser reavaliado pelo Conselho. O autor deverá guardar uma duplicata do artigo e ilustrações para sua segurança, os originais não serão devolvidos. Os autores serão avisados via email sobre a seleção ou não de seu trabalho num prazo aproximado de 90 dias.

  5. Os editores reservam-se o direito de antecipar ou adiar a publicação dos artigos de acordo com o interesse editorial ou volume de artigos para publicação.

  6. O trabalho deve conter assinatura dos responsáveis, com a autorização de publicação, nome, RG, endereço postal e eletrônico, telefone, titulações dos autores e conceito expresso de que as opiniões da matéria são de total responsabilidade dos mesmos.

  7. Os artigos deverão ter como autor, pelo menos 1 cirurgião-dentista, devendo os acadêmicos de odontologia e/ou profissionais e acadêmicos de outras áreas, constarem como co-autores.

  8. O número de páginas não deverá exceder 16.

  9. O artigo deverá apresentar a seguinte formatação:

    1. Os artigos deverão ser digitados no programa Microsoft Word e salvos da mesma forma (.doc); 
      Recomenda-se que seja utilizado espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e inferior, 2 cm; margens direita e esquerda, 2 cm; A fonte solicitada é a Arial, tamanho 12.

    2. As figuras, fotografias, gráficos quadros e tabelas, no máximo em número de 10 (dez), deverão ser encaminhadas em anexo no final do artigo (1 folha para cada ítem) e o local de inserção no texto seja designado por intermédio de código. Exemplo: Figura 1, Fotografia 1, Gráfico 1, Tabela 1... 

    3. As fotografias deverão ser numeradas em algarismos arábicos, tendo assinalado, em seu verso, o número da figura com a respectiva legenda, no lado superior da mesma, o título do trabalho resumido, e o nome dos autores.

    4. Deverão ter dimensões de 12 x 9 cm de preferência em cores. Não devem estar coladas no texto do trabalho. Todas as ilustrações devem também ser entregues em CD-ROM (formatos bmp ou jpg) em boa resolução (mínimo 300 dpi), com cópia impressa. As legendas das figuras deverão constar em folhas separadas, e não numeradas.

    5. A página do título é a capa do artigo. Deve conter os seguintes dados:

    6. Título do artigo deve ser sintético e objetivo (em língua portuguesa e inglesa)

    7. Nome completo dos autores, suas titulações e local de atuação

    8. Palavras chave e Key words 
      Resumo deve ser redigido na 3ª pessoa com o verbo na voz ativa, e conter entre 100 e 250 palavras. Deve conter, no mínimo, três itens: introdução, proposição e conclusão.

    9. O corpo do texto, normalmente é dividido em introdução, material e método, resultado, discussão, conclusões, referências bibliográficas e agradecimentos (se necessário).

    10. Na citação de autores, digitar nomes com a primeira letra maiúscula (ex.: Estrela e Figueiredo) e quando mais de dois autores usar a expressão "e colaboradores" ( ex.: Pereira e colaboradores). No texto, a citação do nome do autor deve ser seguida do número da referência bibliográfica (ex.: Pereira 10 ). A redação do texto pode ser feita indicando apenas a numeração da citação no final da fase ( ex.:... a respeito, existem diversos estudos 11, 12, 14 ).

    11. As referências bibliográficas deverão seguir o padrão exemplificado abaixo:

      • Periódicos:

        ARAÚJO M.A.M.; KUBO C.H.; NEVES J.A.S.; VALERA M.C. Tratamento sistêmico da dor em Dentística e Endodontia.Jornal Brasileiro de Endodontia , Curitiba, v.1, n.3, p. 75-82, out./dez 2000.

      • Jornais:

        CARVALHO M.G.P.; DURAND J.C.C.; PAGLIARIN C.M.L.; NASCIMENTO F.R.N. Revisão sobre abscesso apical agudo. ABORGS CENTRO, Santa Maria, v.6, n. 2, p. 4-5, out./dez 2001.

      • Livros:

        ESTRELA C. ; FIGUEIREDO J.A. Endodontia: princípios biológicos e mecânicos. São Paulo : Artes Médicas, 1999. 819 p.

        PEREIRA, M.G.C. DE; BACA G.A ; BOTELLA L. M. C. " Estudio de la evolución morfológica del foramen mentale y la anatomía interna de los premolares inferiores : Resultados de un estudio sobre población prehistórica, medieval y moderna." BARCELONA, Editora E.T.D.S.A. Multipublicaciones 1997. 710 p.

      • Capítulos de livros:

        COOPER S.A. Analgésicos não-narcóticos. In: NEIDLE E.A; KROEGERD.C; YAGIELA J.A. Farmacologia terapêutica para dentistas . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1983. p. 283-299.

        OLIVERIA, E. & ISAIAS, V. OBTURAÇÃO DOS CANAIS RADICULARES In: BERGER, C.R. Endodontia .Rio de Janeiro: Publicações Cientificas, 1989, p.169 - 190.

        FERREIRA M.B.C.; WANNMACHER L. Princípios gerais do uso correto de antiinflamatórios. In: ___ (ed.) Farmacologia terapêutica para dentistas . 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. p.157-159.

      • Teses, Dissertações, Monografias:

        LINES, A.C. Avaliação histológica da polpa de dentes de camundongos submetidos ao condicionamento ácido com EDTA seguido da aplicação de hidróxido de cálcio pró-análise. Curitiba, 1992. 205p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Odontologia, Universidade Sul Brasileira.

Os artigos que não obedecerem às normas da Associação Odontológica do Norte do Paraná serão devolvidos para correções e poderão ser analisados novamente para posterior possibilidade de publicação. As normas da Associação Odontológica do Norte do Paraná buscam seguir os critérios e parâmetros estabelecidos pela ABNT, com pequena adaptação para os procedimentos científicos adotados pelo corpo editorial deste periódico.

Associação Odontológica do Norte do Paraná