Zuleika Thomson recebe título de cidadã honorária de Londrina

27/05/2012 18:25

 

Foto: Alice T. Ogawa, Salete Betiol, Dra Zuleika Thomson, Marília Punhagui e marido

Em cerimonia na Câmara de Vereadores de Londrina a Dra Zuleika Thomson foi agraciada com o título de cidadã honorária de Londrina na presença de colegas da Universidade Estadual de Londrina, familiares e inúmeros amigos. Zuleika possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado em Pediatria pela Universidade Estadual de Londrina (1975). Fez pós-doutorado em Pediatria Social pelo Institute of Child Health da Universidade de Londres, como bolsista de pós-doc do CNPq. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria Social, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno (problemas práticos da amamentação, aleitamento materno do prematuro, etc) e assistência à saúde materno-infantil.

Zuleika foi a criadora do Programa de Estímulo ao Aleitamento Materno (PEAM) do Hospital Universitário (HU) em 1976, foi homenageada pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadã Honorária de Londrina durante sessão solene nesta sexta-feira (25/5), às 20h, no plenário do Legislativo. A concessão da honraria foi proposta pela vereadora Sandra Graça (PP) e subscrita por mais 12 vereadores; sancionada, transformou-se na lei 11.527, de 29 de março deste ano.

Zuleika Thomson nasceu em julho de 1941 na cidade de São Paulo (SP) e concluiu o curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1965. Iniciou em seguida o curso de Pós-Graduação em Pediatria no Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Em 1971 prestou concurso público e foi contratada como Professora Assistente do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica na recém-criada Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, em Londrina.

Observando os altos índices de desnutrição proteico-calórico nas crianças atendidas no HU, causados pelas dificuldades econômicas das famílias em adquirir substitutos ao leite materno, a professora Zuleika e seus colegas de departamento passaram a indicar o leite materno como alimentação preferencial para crianças lactentes. Foi assim que a partir de 1973 o tema do aleitamento materno passou a fazer parte das linhas de pesquisa do Departamento de Pediatria e resultou na tese pioneira de doutorado de Zuleika Thomson em 1976, que propôs a criação do Programa de Estímulo ao Aleitamento Materno (PEAM) do HU, composto por docentes de pediatria da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Incentivo ao aleitamento – A partir de 1979, a doutora Zuleika Thomson iniciou sua participação no Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em 1982, juntamente com os membros do PEAM e apoiada por profissionais do antigo Centro de Estudos Superiores de Londrina (CESULON), hoje UNIFIL, passou a envolver os profissionais de saúde de Londrina e região na prática do aleitamento materno e o resultado foi o envolvimento no programa de todas as maternidades e hospitais da cidade. Foi neste período é que o Departamento de Pediatria da UEL passou a utilizar a rotina do leite materno como alimento exclusivo até o sexto mês de vida dos recém-nascidos.

Em 1984 a doutora Zuleika Thomson foi uma das coordenadoras do I Simpósio Paranaense de Aleitamento Materno e mais tarde, no final da década de 80, da implantação do Banco de Leite Humano do HU. Em 1989, Zuleika Thomson concluiu o Pós-Doutorado na Tropical Child Health Unit (TCHU), do Instituto of Child Healthm da Universidade de Londres. Como trabalho final, em conjunto com a professora Orides Navarro Gordan, realizou a tradução para o português da segunda edição do livro “Como ajudar as mães a amamentar”, de Felicity Savage King. Os três mil exemplares do livro foram financiados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e metade foi distribuída aos países de língua portuguesa na África.

Premiações – Em 1991, a doutora Zuleika Thomson recebeu o prêmio “Cecily Williams Award”, durante o Congresso Internacional de Aleitamento Materno, promovido pela International Lactation Consultant Association (ILCA), realizado em Miami, nos Estados Unidos (EUA). Em 1994 participou da criação do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (CALMA), da Autarquia Municipal de Saúde. Em 1996 presidiu em Londrina o 5º Encontro Nacional de Aleitamento Materno, com número recorde de inscritos (1088) procedentes de 22 estados brasileiros e de quatro países, sendo o público composto por profissionais e estudantes das áreas de Pediatria, Odontologia. Enfermagem, Medicina, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia e Nutrição.

Em 1998 a doutora Zuleika Thomson e mais cinco profissionais brasileiras receberam o diploma de “Promotora do Aleitamento Materno” do Ministério da Saúde. A homenageada participou ainda do programa “Hospital Amigo da Criança”, promovendo o treinamento de profissionais de saúde de Londrina, região e outros estados. Nos anos de 2003, 2004 e 2005, recebeu prêmios e homenagens no Congresso Paranaense de Pediatria, dos membros do CALMA e da sociedade londrinense. Zuleika Thomson aposentou-se no ano passado (2011) na UEL, mas mantém o acompanhamento e apoio ao movimento pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A cerimônia foi muito prestigiada, notadamente pela classe médica londrinense.