ODONTOLOGIA - UEL 40 ANOS – homenagem à AONP

09/10/2011 13:25

A AONP recebeu no dia 05 de outubro (terça-feira) um troféu de reconhecimento e gratidão por ter colaborado na formação da Universidade Estadual de Londrina em uma das cerimônias de comemoração dos seus 40 anos. A presidente Alice Ogawa recebeu o troféu pelas mãos da reitora Nádina Aparecida Moreno e vice-reitora Berenice Quinzani Jordão. Várias instituições e entidades de classes que ajudaram a UEL nessas quatro décadas também foram homenageadas. 

A Universidade Estadual de Londrina foi oficializada em outubro de 1971. Até essa data vários cursos de nível superior já estavam a todo vapor formando profissionais de várias áreas como o curso de Direito, Filosofia e Ciências e Letras,  Licenciatura em Biologia, Odontologia e Medicina. Concretizava assim o anseio da população londrinense em ter uma universidade.

Há quatro décadas atrás a UEL possuía 2.211 alunos de graduação. Hoje são mais de 13.500 na graduação e 5.000 na pós-graduação. Ao longo deste período a Universidade Estadual de Londrina formou mais de 60 mil profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, de vários estados do País.

 

Formandos de  odontologia de 1971

Na noite do dia 7 de outubro a UEL prestou uma homenagem no Museu Histórico Carlos Weiss aos primeiros formandos de Instituição e aos profissionais destacados nos mais diferentes segmentos . O encontro reuniu graduados em 1971 de todos os cursos da UEL e foi marcado por uma bela e emocionante cerimônia que contou com apresentação do Grupo de Sopros da Orquestra Sinfônica. 

Entre os egressos das faculdades isoladas incorporadas pela recém-criada UEL, muitos se fixaram em Londrina e outros tantos se espalharam pelo Brasil e exterior. O escritor Domingos Pellegrini Júnior falou em nome de todos eles. 

No curso de Odontologia formaram –se no ano 1971 os colegas:

Abelardo Correia e Silva 
Amadeu Moreira Pullin 
Carlos Roberto Nogari 
Eiji Takagi 
Floriano Guilhen 
Francisco Itiro Miwa 
Francisco Takio Tan 
Helio Ideriha 
João Takashi Nakama 
Jose Ademir Doniar 
José Yokoyama 
Leonardo Saraiva 
Luiz Sekio Tanaka 
Sandra Maria Silva 
Valtercides Alves Moreira Filho 
Wilson da Silva Pereira

 

Ex-aluno de destaque

Foram também homenageados vários ex-alunos que ganharam destaques em nível nacional e internacional. Juizes, empresários, políticos, atletas, jornalistas, escritores, médicos, professores e outros tiveram seus momentos de reconhecimento  e receberam certificados com bastante orgulho.

Pela classe odontológica ganhou destaque o nosso colega Roberto Queiroz Martins Alcântara, formado em Odontologia em 1984 e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Angelus Lab e diretor Presidente da Angelus Ciência e Tecnologia. Roberto iniciou literalmente no fundo do quintal com seus inventos e hoje tem 6 produtos patenteados e os exporta para o mundo inteiro. A Ângelus Indústria de Produtos Odontológicos mantém registro no INPI de oito patentes de material odontológico e científico e 40% de seus produtos são exportados para 65 países. A empresa já recebeu nove prêmios de inovação entre eles o Prêmio FINEP de Inovação, o  Prêmio Inova Saúde da Associação Brasileira das Indústrias Médico-Hospitalares e Odontológicas (Abimo) e o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) no Paraná . 

 

LUIZ WALTER o grande lutador

 

A Bebê-Clínica tornou-se referência nacional e internacional e teve seu início no curso de Odontopediatria da UEL coordenado pelo professor Luiz de Figueiredo Walter. Mesmo aposentado, Luiz Walter continua como professor Senior na sua querida Bebê-Clínica.  A UEL  não poderia deixar de homenagear a tão importante figura,e entregou-lhe um certificado pelo  seu trabalho que mudou a odontologia mundial.

https://www.flickr.com/photos/67409216@N04/sets/72157627856286716/


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!